Receitas da Cozinha Regional Potiguar e de Natal RN
-
Locadoras de Veículos
Mais de 100 opções entre Rent a Car, Vans e Ônibus e Bugues para Passeios
Hotéis e Pousadas em Natal
Mais de 190 Hotéis, Pousadas, Apart-Hotéis, Flats, Chalés, Albergues e Campings
Restaurantes em Natal
Mais de 300 restaurantes em Natal e região,
com descrição de especialidades
-
Clique aqui para entrar em contato com o NatalGuia
Clique aqui para ver como anunciar aqui no NatalGuia
Clique aqui para voltar à página inicial (home) do NatalGuia
Clique aqui para ver alguns pacotes especiais para Natal-RN
Clique aqui para ver os melhores passeios em Natal e região, recomendados pelo NatalGuia
Clique aqui para ver as melhores atrações de Natal e região, recomendados pelo NatalGuia
Clique aqui para ver os maiores monumentos de Natal, recomendados pelo NatalGuia
Clique aqui para conhecer as igrejas católicas que fazem parte da história de Natal
Clique aqui para ver mapas de Natal e as rotas para chegar à cidade
Clique aqui para ver os Voos e Ônibus de/para Natal
Clique aqui para ver os principais Hotéis e Pousadas em Natal
Clique aqui para ver os principais Restaurantes de Natal
Clique aqui para ver as principais locadoras de veículos (rent a car), ônibus, vans e buggys de Natal
Clique aqui para ver os principais bares, chopperias, lanchonetes, etc... de Natal
Clique aqui para ver a programação de shows, música, cinema, teatro, festas e eventos em Natal
Clique aqui pata ver o endereço de teatros, cultura e museus de Natal
Clique aqui para obter mais informações sobre a cidade do Natal (clima, horário, população, CEP, distâncias, consulados, depoimentos, dicas e muito mais)
Clique aqui para ver as principais datas comemorativas de Natal/RN
Clique aqui para conhecer um pouco sobre a história de Natal/RN e algumas curiosidades
Clique aqui para ver os principais telefones úteis e de emergência, além de uma lista telefônica de Natal/RN
Clique aqui para ver links úteis relacionados a Natal (governo, jornais, sites, etc)
Você está na página de receitas da culinária potiguar (Natal e região)
Clique aqui para baixar vários papéis de parede com imagens de Natal/RN
Clique aqui para traduzir este site / Click here to translate this site / Fare clic qui per tradurre questo sito / Klicken Sie hier, um diese Seite zu übersetzen / Haga clic aquí para traducir este sitio / Cliquez ici pour traduire ce site
Clique aqui para ver a cotação de câmbio das principais moedas do mundo no site do Banco Central / Click here to see the rate of exchange of major currencies on the site of the Central Bank of Brazil / Clicca qui per vedere il tasso di cambio delle principali valute sul sito della Banca Centrale del Brasile / Klicken Sie hier, um zu sehen, den Wechselkurs der wichtigsten Währungen auf der Website der Central Bank Braziliens / Haga clic aquí para ver el tipo de cambio de las principales monedas en el sitio del Banco Central de Brasil / Cliquez ici pour voir le taux de change des principales monnaies sur le site de la Banque Centrale du Brésil
Clique aqui para adicionar este site como a sua página inicial
Clique aqui para adicionar esta página aos seus sites favoritos
Clique aqui para indicar o NatalGuia a seus amigos(as)
Clique aqui para imprimir esta página do NatalGuia
Clique aqui para seguir o nosso Twitter
 
 
 
Clique para acessar a comunidade no orkut
Clique aqui para seguir o nosso Twitter
-
Comida típica - Natal RN - Hummm, é de dar água na boca...
Carne de Sol à Moda Potiguar
  Receitas - Carne de Sol à Moda Potiguar - NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes:
- Carne - Sal a gosto.


Modo de preparo:
Para preparar a verdadeira carne de sol potiguar em casa, escolha a carne de sua preferência e corte em pedaços de aproximadamente 1 kg (quanto mais magra a carne e mais alto o seu corte, melhor). Passe sal fino de cozinha em toda a sua volta e coloque na geladeira em um recipiente aberto. Três vezes ao dia, por três dias, vire a carne e escoe o líquido. Pronto, agora é só assar e servir (não precisa lavar ou tirar o sal). Asse cerca de 300g por pessoa de carne de sol em uma churrasqueira ou no forno, com sal a gosto, até alcançar o ponto desejado.

Modo de preparo: Para preparar a verdadeira carne de sol potiguar em casa, escolha a carne de sua preferência e corte em pedaços de aproximadamente 1 kg (quanto mais magra a carne e mais alto o seu corte, melhor). Passe sal fino de cozinha em toda a sua volta e coloque na geladeira em um recipiente aberto. Três vezes ao dia, por três dias, vire a carne e escoe o líquido. Pronto, agora é só assar e servir (não precisa lavar ou tirar o sal). Asse cerca de 300g por pessoa de carne de sol em uma churrasqueira ou no forno, com sal a gosto, até alcançar o ponto desejado.

Acompanhamentos:
A legítima carne de sol à moda potiguar de Natal é diferenciada principalmente pelos acompanhamentos: farofa d'água ou do sertão, arroz de leite, feijão verde ou de corda, macaxeira (mandioca, aipim) frita ou cozida, salada básica (alface, tomate e cebola) e manteiga de garrafa. Esta combinação lhe dá um sabor inesquecível.


Observação:
- Carne de Sol é muito diferente de carne seca, charque e jerked beef. Clique aqui para ver as principais diferenças.


Peixe à Moda Potiguar
  Cioba - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes: - 1 peixe (Cioba ou Pargo) de tamanho médio por pessoa - 1 cebola roxa ou branca picada - Salsinha ou coentro a gosto - Cebolinha a gosto - Sal a gosto.

Modo de preparo: Limpe e lave o peixe, deixando cabeça, espinha e cauda, e coloque-o de molho por aproximadamente uma hora em água com sal, cebola, salsinha ou coentro e cebolinha. Envolva o peixe, sem escorrer a água, em papel alumínio e asse-o na grelha. Quando estiver no ponto, retire o papel alumínio e deixe-o assar mais um pouco (até dourar).
O legítimo peixe à moda potiguar de Natal é preparado com a Cioba ou com o Pargo, de cor avermelhada e sabor inigualáveis, porém podem ser substituídos por outros.


Acompanhamentos: Para servir o peixe à moda potiguar de Natal, forre uma travessa grande com alface e coloque o peixe em cima dela. Ao redor do peixe, coloque arroz, macaxeira (mandioca, aipim) frita ou cozida, rodelas de tomate e de cebola e farofa. Se gostar pode enfeitar com pedaços de abacaxi e melão.


Caranguejada
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br
Ingredientes: - 10 Caranguejos - 1 garrafa pequena de leite de coco - 1 e 1/2 tomates - 1/2 pimentão - 1 cebola roxa ou branca picada - Salsinha ou coentro a gosto - Cebolinha a gosto - Sal a gosto.

Modo de preparo: Ferva uma panela grande de água e acrescente o tomate, o pimentão, a cebola e os temperos, todos picadinhos. Por último coloque o leite de coco e os caranguejos limpos e ainda vivos na panela fervente. Cozinhe até os caranguejos começarem a ficar avermelhados em algumas partes (cerca de 20 a 30 minutos). Sirva em uma tábua de carne e com um pilão (ambos de madeira, preferencialmente) para quebrar as cascas.


Paçoca de Carne de Sol
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes: -
1 Kg de carne de sol magra (veja como preparar acima) - 1 cebola roxa / branca picada - 1 xícara de farinha de mandioca - 1/2 xícara de manteiga (de preferência, manteiga da terra ou de lata) - Óleo para fritar a carne - Coentro e cebolinha para servir.


Modo de preparo: Asse a carne ou frite com um pouco de óleo. Deixe esfriar. Coloque a carne, em pequenas porções, no processador ou no liquidificador com a farinha. Após processar toda a carne, leve novamente ao fogo com a cebola e a manteiga. Na hora de servir, coloque em uma travessa e decore com coentro e cebolinha a gosto.

Observação:
- Se usar carne seca, charque ou jerked beef nesta receita, no lugar da carne de sol,
coloque a carne de molho em água, trocando-a de vez em quando para tirar o sal.


Tapioca
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

O modo mais fácil é comprar a goma de mandioca refrigerada já pronta, peneirá-la e assá-la com abaixo. Se não achar a goma em sua cidade, faça-a você mesmo:

Ingredientes:
- Farinha para tapioca (biju ou polvilho azedo) - Água - Sal a gosto.

Modo de preparo: Coloque a farinha em uma tigela e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe em repouso de um dia para o outro, para dissolver bem. Depois seque com um pano limpo, até a massa ficar somente úmida. Esfarele essa massa com as mãos e passe pela peneira, acrescentando um pouco de sal. Em uma frigideira anti-aderente bem quente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira. Assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar. Não deixe escurecer nem endurecer.

Recheios: A tapioca tradicional é servida simplesmente com manteiga, mas pode-se colocar recheio a gosto: queijo (de preferência o do tipo Coalho), queijo e presunto, carne de sol desfiada com nata, carne desfiada de caranguejo, goiabada, doce de leite, morangos, etc.

Onde comer: Em Natal, a mais famosa tapioca é a que se prepara no Mercado da Redinha, acompanhada de ginga (pequeno peixe da região). Peça "ginga com tapioca".
Dica: para uma tapioca bem leve, peneire bem a massa e na hora de colocar na frigideira ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa.
Farofa D'água ou Farofa do Sertão
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes: -
1/2 Cebola picada - 1/2 xícara de leite - 1/2 xícara de água - Cheiro verde (coentro ou salsinha) picado a gosto - 2 colheres (sopa) de manteiga - 3 xícaras de farinha de mandioca.


Modo de preparo: Refogue a cebola na manteiga e desligue o fogo. Acrescente o leite e a água e deixe descansar até esfriar. Sempre mexendo, acrescente a farinha e o cheiro verde picado até ficar bem misturado. Se necessário acrescente mais farinha. A farofa deve ficar meio úmida e um pouco empelotada.
Arroz de Leite
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes: -
1 e 1/2 xícara de arroz - 5 xícaras de água - 1 colher (sopa) de manteiga - 1/2 xícara de leite - Sal a gosto.

Modo de preparo: Limpe e lave o arroz, como sempre faz. Em uma panela ferva a água com sal. Coloque o arroz e cozinhe até secar a água, da maneira convencional. Quando a água secar, acrescente a manteiga e o leite, e cozinhe por mais alguns minutos até secar um pouco. O arroz deve ficar bem cremoso.
Feijão Verde ou Feijão de Corda
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes: - 1/2 kg de feijão verde ou feijão de corda - 1 colher (sopa) de manteiga - 1 cebola média - Cheiro verde (coentro ou salsinha) picado a gosto - Sal a gosto.

Modo de preparo: Selecione e lave o feijão. Frite a cebola na manteiga até dourar e acrescente o feijão e o sal. Cozinhe até ficar no ponto. Acrescente a manteiga e o cheiro verde e desligue o fogo assim que a manteiga tiver derretido.
Manteiga de Garrafa ou Manteiga do Sertão
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Ingredientes: -
Leite natural (integral).

Modo de preparo: Ferva o leite. Retire a nata do leite e reserve em uma vasilha, deixando na geladeira. Quando tiver aproximadamente 500g de nata, despeje tudo em uma vasilha grande e bata com uma colher de pau até formar um creme. Quando começar a soltar o soro, retire-o. Para retirar todo o soro, adicione um pouco de água e quando a água começar a sair limpa, é porque não há mais soro no creme. Quando não tiver mais soro, leve o creme ao fogo para cozinhar até derreter e se tornar um líquido amarelo e transparente. Coe e coloque em uma garrafa de vidro limpa e fervida. (Receita adaptada do site: www.nataltrip.com)
Dica: Experimente a manteiga antes de prepará-la em casa. Em Natal esta manteiga geralmente é servida pelos restaurantes e também pode ser comprada pronta em supermercados e lojas especializadas.


Camarão à Oceania
  Caranguejada - Receitas do NatalGuia - www.natalguia.com.br

Este prato foi o grande destaque na 3ª Fenacam - Feira Nacional do Camarão, que ocorre anualmente em Natal. Elaborado pelo Senac, com ingredientes regionais especialmente para este evento.

Ingredientes:
- 250g de camarão sem casca - 1 copo de suco de cajá - 1 xícara de arroz pré-cozido - 150g de macaxeira (mandioca, aipim) cortada em rodelas - 1/2 xícara de leite de coco - 2 colheres (sopa) de amido de milho (para engrossar só um pouco) - Alho, cebola, coentro ou salsinha, sal e pimenta do reino a gosto - Azeite e óleo de soja (para refogar e fritar).


Modo de preparo: Refogue o camarão com azeite, alho e cebola e reserve. Em uma frigideira prepare o molho, com o suco de cajá, o leite de coco e o amido de milho já diluído em água. Acrescente o camarão, o coentro ou a salsa e sal a gosto. Frite a macaxeira (mandioca, aipim) à parte, em óleo de soja. Depois, monte o prato com o camarão, o arroz e o aipim frito.



Digite na caixa de buscas o que você procura ->

© Todo o conteúdo deste site é protegido por direitos autorais, mas pode ser usado desde que citada a fonte.
Clique Aqui